Fonte da imagem:https://www.wbur.org/news/2023/12/14/mbta-low-income-fare-program-charliecard-commuter-rail-newsletter
O programa de tarifa para baixa renda do MBTA entra em vigor em fevereiro
BOSTON – Os usuários de baixa renda do sistema de transporte da Grande Boston serão beneficiados por um novo programa de tarifa do MBTA, que tem como objetivo tornar o transporte público mais acessível.
Segundo um comunicado divulgado pela MBTA nesta quarta-feira, o programa de tarifa para baixa renda entrará em vigor em 1º de fevereiro de 2024. Esse programa oferecerá tarifas reduzidas para os residentes que se qualificarem como de baixa renda, com o objetivo de ajudar a aliviar sua carga financeira.
O programa surge como uma iniciativa que visa combater a crescente desigualdade socioeconômica e garantir uma mobilidade acessível para todos. “Estamos comprometidos em garantir que o transporte público seja uma opção viável para todos os residentes da região metropolitana de Boston, independentemente de sua renda”, afirmou o porta-voz do MBTA.
Para se qualificar para o programa, os residentes devem comprovar que estão participando de programas assistenciais, como o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) ou Medicaid, ou demonstrar sua qualificação de baixa renda por meio da apresentação de documentação adequada. Além disso, é importante ressaltar que esse programa não abrange apenas os passes mensais do metrô, mas também se aplica aos usuários do trem suburbano.
Os usuários qualificados poderão obter uma “CharlieCard” especial, que lhes dará acesso às tarifas reduzidas. A “CharlieCard” é um cartão inteligente recarregável, usado pelos passageiros para pagar suas passagens em todos os modos de transporte do MBTA.
Para facilitar a adesão ao programa, o MBTA pretende fornecer sessões de orientação e assistência para os residentes interessados. Essas sessões irão detalhar os requisitos de elegibilidade e orientar como solicitar o programa. Os detalhes sobre as datas e locais dessas sessões estarão disponíveis em breve através do boletim informativo do MBTA.
O programa de tarifa para baixa renda do MBTA é uma medida importante para promover a igualdade no acesso ao transporte público. Espera-se também que essa iniciativa reduza a dependência de veículos particulares, diminuindo assim o tráfego e o impacto ambiental na região metropolitana de Boston.
Com essa nova medida, o MBTA se junta a outras grandes cidades dos Estados Unidos que estão adotando programas semelhantes para tornar o transporte público mais inclusivo e acessível para todos os seus cidadãos.