Fonte da imagem:https://www.nbcnews.com/news/world/israel-battles-hamas-northern-gaza-jabaliya-regrouped-rafah-blinken-rcna151919
Israel luta contra o Hamas no norte da Faixa de Gaza enquanto Jabaliya se reagrupa em Rafah, diz Blinken
TEL AVIV – Israel disse que estava enfrentando o Hamas no norte da Faixa de Gaza e atingiu um grande número de alvos do grupo militante em uma noite de ataques aéreos intensos após uma nova rodada de violência na região.
O ministro da Defesa, Benny Gantz, disse no domingo que o exército israelense estava “atingindo os líderes do Hamas, ativistas, postos militares e infraestrutura”, enquanto continuava seus ataques retaliatórios após lançamentos de foguetes de Gaza para Israel nas últimas semanas.
O Hamas disse que havia disparado 200 foguetes em direção a Ashkelon e Ashdod, no sul de Israel. O exército israelense disse que sete foguetes foram disparados em Sderot, uma cidade perto da fronteira com Gaza, no sábado à noite. Cerca de 15 mísseis balísticos iranianos foram disparados em direção ao sul de Israel no sábado, disseram oficiais israelenses.
Os bombardeios continuaram no domingo, enquanto o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fazia um apelo por um cessar-fogo imediato na crise durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
As hostilidades atuais na região começaram há mais de seis semanas, após um tribunal israelense ter decidido expulsar várias famílias palestinas do bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, um movimento que provocou a revolta de ativistas palestinos e levou a confrontos violentos na cidade sagrada, que se espalharam para a Cidade Velha (Jerusalém) e a Mesquita de Al-Aqsa, na Cidade Velha de Jerusalém.
Hamas exige expulsões de judeus de Jerusalém. Isso levou a um conflito de duas vias entre Gaza e Israel, levando a mortes, incluindo 20 pessoas em Israel e 227 em Gaza, incluindo 64 crianças.